Alguns anos atrás, pesquisadores da Universidade de Iowa nos EUA fizeram um experimento interessante: treinaram pombos para reconhecer imagens de câncer de mama. Quando acertavam, eram premiados com milhos. O resultado foi que depois de algum tempo, os pombos, que tem uma acuidade visual muito superior à dos humanos, passaram a ter assertividade maior que os radiologistas. Isso significa que podemos substituir radiologistas por um pombal? Claro que não. Os pombos não tinham a menor ideia do que estavam fazendo. Não sabiam o que é câncer de mama e nem seu impacto na vida das pessoas. Os radiologistas sabem.

É…


Quando anos atrás, li o livro “Exponential Organizations” de Salim Ismail e Yuri van Geest , isso me marcou muito. Cada capítulo despertou um insight instigante. Me chamou atenção como uma inovação surge e provoca mudanças inesperadas em diversos setores da sociedade, cria novos negócios e até mesmo muda hábitos do nosso dia a dia. Ficou claro para mim que as estratégias para enfrentar o desafio das mudanças aceleradas não são as mesmas com as quais as empresas estão acostumadas a lidar. O lançamento do iPhone há pouco mais de 14 anos é um exemplo icônico. Destruiu negócios como a…


A inteligência artificial (IA) é, sem dúvida, uma tecnologia transformadora, que muda e molda a sociedade, como fizeram o motor a combustão interna, a eletricidade e a internet. Está claro que IA, principalmente as técnicas de Machine Learning (ML) e Deep Learning (DL), tem imenso potencial de aplicação em muitos casos de uso em todos os setores da economia. Mas também vemos ainda algumas limitações e obstáculos.

Na verdade, pelo que tenho observado, o valor da IA ​​não é gerado pelos modelos, mas pela capacidade das empresas de aproveitá-los de forma adequada. …


Algum tempo atrás li um artigo publicado pelo MIT Technology Review, “Training a single AI model can emit as much carbon as five cars in their lifetimes” que me chamou a atenção. Diz-se comumente que dados são o novo petróleo e os algoritmos são os motores. Correto. Mas, me parece que a metáfora pode ser ampliada. Como o combustível fóssil, o processo de treinamento de sistemas de machine learing/deep learning tem um grande impacto ambiental.

E mais ainda. De maneira geral, quando falamos em IA e sociedade digital, concentramos nossa atenção nos softwares e nos algoritmos de ML. Pouca atenção…


Apesar da evolução tecnológica ao longo do último meio século, ainda existem muitos problemas que os computadores atuais não conseguem resolver. Muitos desse problemas estão e estarão fora do alcance dos computadores que temos hoje. É a perspectiva de finalmente encontrar uma solução para esses problemas “intratáveis” que tem alavancado as pesquisas para a computação quântica. Um estudo do BCG, “Where Will Quantum Computers Create Value — and When?” estima que nas próximas décadas, podemos esperar ganhos de produtividade com o uso da computação quântica, na forma de economia de custos e oportunidades de receita, que ultrapassarão os US $…


Sou entusiasta da IA. E não é de hoje. Lembro que na adolescência devorava livros de Isaac Asimov, como a famosa trilogia “Fundação” e, principalmente, “Eu, robô”. “Eu, robô” foi uma série de contos que são um marco na história da ficção científica, pela introdução das célebres Leis da Robótica, e por um olhar completamente novo a respeito das máquinas. Os robôs de Asimov conquistaram a cabeça e a alma de gerações de escritores, cineastas e cientistas, sendo até hoje fonte de inspiração de tudo o que lemos e assistimos sobre eles. Depois veio o inesquecível filme de Stanley Kubrick…


No dia 5 de julho, Jeff Bezos deixou a posição de CEO da Amazon, empresa que ele fundou em 1994. E como constantemente ouço executivos falaram de seu desejo de transformar a sua empresa em uma Amazon, resolvi escrever esse post. Mas, o que é uma Amazon? Como foi construída ao longo de quase três décadas e o que realmente faz a Amazon ser uma Amazon? Será possível copiarmos seu modelo? Vários livros abordam a empresa e tentam de alguma forma dissecá-la. Li alguns deles e vou tentar aqui trazer um pouco do que entendi o que é a Amazon…


A disrupção no cenário de negócios já é um fato. O fenômeno da chamada Quarta Revolução Industrial faz com que toda a sociedade e consequentemente todas as indústrias estejam diante de oportunidades e ameaças. E esta transformação está acontecendo em ritmo exponencial. As ameaças são empresas ou setores de indústria simplesmente desaparecerem. Diante das mudanças aceleradas que estão acontecendo, as empresas tradicionais, consolidadas em seus modelos de negócio construídos antes da revolução digital, buscam se defender lutando, muitas vezes apelando para regulação, contra os novos entrantes, que criam disrupção no seu mercado. A questão que estes entrantes trazem soluções inovadoras…


“Toda empresa será agora uma empresa de software”. É atualmente o mantra que todas as empresas, sejam de qual setor forem, falam em seguir, para se transformarem em empresas digitais. A pandemia acelerou em muito o processo, fazendo com que os planos de transformação digital, que ocorreriam nos próximos três a cinco anos fossem realizados em poucos meses. Quem não tinha um e-commerce passou a ter. …


O impacto da IA para as próximas décadas será tão grande quanto foram a eletricidade, o motor a combustão, o microprocessador e a internet para o século 20.

A revolução conduzida pela AI está chegando tão rápido que temos dificuldade em imaginar como ela evoluirá. Até onde poderemos chegar? Ray Kurzweil do Google afirma “Na década de 2030 poderemos inserir nanorobôs no cérebro (através de capilares) que permitirão uma imersão total dentro do nosso sistema nervoso, conectando nosso neocórtex à nuvem. Assim, expandindo nosso neocortex na nuvem, poderemos expandir 10,000 vezes o poder de nossos smartphones.”. Recentemente Elon Musk, com…

Cezar Taurion

VP Inovação e estratégia CiaTécnica, mentor e investidor em startups

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store